25 de Agosto de 2009










Quem ouviu atentamente a trilha sonora de "A Fazenda", constatou algumas músicas inusitadas. Durante o nascimento do bezerro no curral, por exemplo, a canção escolhida foi Shine On Your Crazy Diamond, do disco Wish You Were Here(1975), do Pink Floyd.

A responsável foi a cantora e compositora Laura Finocchiaro, que recentemente lançou o álbum Lauras, e tocou o projeto do programa. Em entrevista, ela explicou o corrido processo para a criação, já que o programa era diário, contou alguns detalhes da rotina e ainda escolheu uma canção tema para cada participante de " A Fazenda".


Confira a entrevista completa:




Como foi o processo para criar a trilha sonora de um programa como A Fazenda?

É um processo que exige conhecimento musical e técnico, inspiração, criatividade e dedicação. Acontece de forma dinâmica, pois a trilha sonora é construída em função do dia-a-dia dos participantes e por este motivo, se renova a cada dia.


Por ser um programa diário, quanto tempo em média você tinha para "estudar" o material e escolher as músicas?


A produção musical de um reality show como este - um reality mesmo, editado dia-a-dia, como uma novela - engloba várias funções: pesquisa, sonorização, sonoplastia, sound design, sincronização, criação de vinhetas e efeitos, edição de trilhas para VTs, seleção e edição de musicas para festas, provas, desafios, programas de votação e eliminação - e por isto, em geral, tenho pouquíssimo tempo - às vezes minutos - para "estudar" , criar e até mesmo sonorizar o programa. Mas justamente por isto, pela adrenalina gerada, é que o trabalho sai, sempre inspirado, feito com "paixão", trazendo e apontando originalidade, renovado a cada dia.

É mais do que raro escutar temas de Pink Floyd ou Yes na TV aberta, como se sente podendo colocar essas influências para o grande público?


Só posso dizer que é muito gratificante poder colocar no ar, numa transmissão gigantesca como a da TV Record, uma proposta musical como esta, com qualidade e uma riqueza de gêneros e estilos. A uma semana antes do final do programa, percebo que minha história artística acaba que influenciando no resultado final do trabalho que realizo na produção musical do programa.

Como surgiu a idéia do tema principal de A Fazenda ser Staying Alive?

Alguns pontos determinaram a escolha. A letra da canção foi um deles. Em tese, Staying Alive não seria aplicada ao ambiente rural, pois fala de centros urbanos, num filme rodado em Nova York, mas queríamos agregar um público diverso, de faixas etárias variadas e decidimos ousar, quando percebemos que existia um linkdo refrão com a situação vivida pelos participantes do programa, que devem lutar para sobreviver numa fazenda, dentro de um jogo. Outro motivo da escolha, foi o ritmo de alta energia, vindo da disco music e o apelo melódico, pertencente ao inconsciente coletivo, com o poder de despertar sentimentos e chamar a atenção.

Como foi a gravação com essa roupagem diferenciada?

Passamos a idéia para o departamento da direção musical da emissora e este produziu o tema, com um maestro contratado pela TV.

Convivendo diariamente com os personagens, você poderia escolher uma "música tema" que definiria bem o perfil de cada participante?

É claro que um tema não é suficiente para mostrar todos os lados de uma pessoa, mas existem algumas características marcantes em cada um e baseada nisto, relaciono estas características com o ritmo, o intérprete, a harmonia, a melodia e a sonoridade do tema selecionado, chegando a um rápido resultado:


1.Dado Dolabela: Brasil, Cazuza


2.Danni Carlos: Coisas Que Eu Sei, Danni Carlos


3.Theo Becker: Whole Lotta a Love, Led Zepellin


4.Jonathan: Desabafo, Marcelo D2


5.Miro Moreira: Candy Shop, Madonna


6.Franciely: Feeling Good, Nina Simone


7.Mirella: Burguesinha, Seu Jorge


8.Danielle Souza: Disritmia, Martinho da Vila


9.Babi: Miss You, Rolling Stones


10. Carlinhos: Jai Ho, da trilha Sonora do filme Quem Quer Ser Um Milionário (Slumdog Millionaire)


11.Pedro: Tempo Perdido, Legião Urbana


12. Barbara: Oh Darling, Beatles


13. Fabio Arruda: VoulezVous, Abba


14.Lucielle: É o Amor, Zezé di Camargo & Luciano


15.Fabiana: Cor de Rosa Choque, Rita Lee




Fonte: Terra